quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Marilene De Mello Pitta (Terapeuta Holística atuante com Seres Espirituais de Luz e Interdimensionais ).
Hoje é 26 de setembro de 2013.

ILUMINAR E SUAVIZAR (Carisma Franciscano)









Sempre o mês de Outubro me remete ás lembranças da minha vida de estudante. Fui educada pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas, cujo carisma foi vivenciado com profundo carinho e respeito: Iluminar e Suavizar. Como a Educação marca nossas vidas. Fico pensando e olhando o momento de agora e sinto uma dor em ver os professores nas ruas clamando por melhores condições de trabalho nas salas de aula. As passeatas, as manifestações, as greves... Triste a nação que não honra seus educadores! Pois é, novamente vem á tona São Francisco de Assis, com sua força e ternura. Lembro-me bem das celebrações franciscanas: hinos e cânticos, vigílias, serviço social, teatro educação, poemas, desenhos; e mais que isso as reflexões sobre a Espiritualidade Franciscana em nossas vidas. Quando visitei a cidade de Assis (Itália) fiquei tocada na Catedral onde a energia franciscana paira no ar e vai abençoando a todos que saem do murmúrio dos turistas e isola-se numa colina e contempla a paisagem trazendo para o coração a paz e a bondade. O mundo na sua essência continua o mesmo: lutas, disputas, falta de Ética, descuido com as pessoas, condição de Educação e Saúde deprimentes avançou um pouco pelo menos vamos ás ruas e expressamos a nossas indignidade, mesmo com os sprays de pimenta! Enfim, o tempo passou e a menina de antes continua deslumbrada com a Mística Franciscana. Ainda sinto em meu coração o refúgio que São Francisco ancora. A oração de São Francisco é um hino de sabedoria, de abundância e confiança no Criador. O Cântico das Criaturas é um apelo ou mais que isso, uma prece para a nossa Mãe Natureza com os seus elementos sagrados.

Fui crescendo com essa postura franciscana diante da vida, cultivando os valores de Paz e Bem; ultimamente, através do caminho da dor, aprendi a abençoar tudo em minha vida. A morte, as perdas, as traições, os medos, as pessoas e tudo que maltrata a alma e o coração. Encontrei em São Francisco essa força misteriosa e bela que mesmo no pranto e no choro há uma saída á espera. Tudo isso é fortalecido por essa semente de educação que recebi. Lembro-me bem. Sempre fui questionadora. Andava buscando respostas para Deus. Veio a voz de Irmã Dalvanir Filgueira Rosado e me disse, ternamente: ele está ao seu lado, eu estou vendo e sentindo! Parei e num suspiro de agradecimento entendi a prova do ensinamento. Veja criança, sinta, perceba, abra espaço para a Confiança, para a Espiritualidade. Foi assim que iniciei minha caminhada e nunca mais parei. Muitas vezes, fico cansada e chocada (agora mesmo recebi um telefonema do Grenpeace sobre o Ártico e a extinção da Raposa Branca). Sinto que existem vozes que denunciam, falam escrevem, cantam, rezam,silenciam, meditam. Há uma ação no movimento energético! Muitas vezes, o campo energético é modificado pela intenção focada, a verdade, é quando se ultrapassam os quatro elementos e atua-se com a sinergia do éter. Para muitas pessoas, pode parecer imaginação ou fantasia mas os recentes estudos científicos já anunciam essa interferência de modo singular e preciso. Acredito que esse deve ser o elemento franciscano: o éter ou a quintessência! Quando acontece uma sinergia de ideias e intentos que favorecem aos acontecimentos. Saber disso é salutar por que nos dá uma força interna, uma postura livre, um canto novo e silencioso, mas atuante e nobre.

O encontro de São Francisco com  Papa é indicativo dessa condição, de saber que sabe, de saber que pode, de ser autoridade. Creio que todo mês de Outubro essa lição retorna. Lá vem Chiquinho com a Pomba da Paz, com a voz calma e profunda “Senhor fazei-me um instrumento de vossa Paz”. Ser instrumento da Presença Divina em qualquer lugar me fascina. Filas de banco, filas de ônibus, situações de espera nos aeroportos, igrejas, ruas das grandes cidades, gente se atropelando, gente esbravejando, gente gritando, gente raivosa e desesperada aguardando uma vaga no leito de um hospital, especialmente, o público! Nesses casos, a Presença Franciscana é de notável presteza. Só ficar ali ancorando um fluir de energia positiva, transformadora, purificadora e se tiver uma parceria com os Anjos de Senhor é vibrante! Expandir com Consciência energia em campos de Beleza, Paz, Amor, Bondade, Misericórdia e Compaixão; para isso, é preciso estar ligado na frequência vibratória de São Francisco. Esse mecanismo, essa postura é ensinada e vivenciada! Aprendi na Escola e fui durante a minha vida exercendo essa postura. Dá trabalho. Respirar mais. Paciência. Abrir o coração para esse fluxo silencioso, calado e persistente. É como estar numa plataforma esperando uma pessoa amada: uma atenção plena. Nada tira o foco, somente a espera, a ação pela arte de pensar o Bem, a Paz, a Verdade e muitas vezes a Alegria de existir. De repente, entra-se no elevador com muita pressa e vem uma criança sorrindo no seu lindo carrinho. É tempo parar e honrar as sete vindouras gerações. Simplesmente, abençoar. Isso é ser Presença Franciscana na Mística da Espiritualidade. Minha gratidão aos meus Professores do Céu e da Terra.

                      
Como tudo isso tem me ajudado a viver melhor.
Obrigada por estarmos caminhando juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário