segunda-feira, 10 de junho de 2013

TRILOGIA ANDINA -UMA ESPIRITUALIDADE ALÉM DO VISÍVEL



Por Marilene de Mello Pitta (Facilitadora do trabalho Curador Xamânico e Roda de Cura, no Rio de Janeiro – Brasil ).
O mundo da Espiritualidade Andina é rico e cheio de mistérios, muitas vezes os olhos não alcançam. Está na dimensão de um contacto direto com a energia do coração da Pachamama. Andando pelas estradas rodeadas de árvores milenares, pedras que viram e são testemunhas da beleza do império Inka, fonte e nascentes magníficas que possivelmente banharam os nativos das montanhas de Machu Picchu no lendário (Peru). As nuvens passeiam lentamente por entre as montanhas. É um instante mágico. Necessita-se parar, meditar e reverenciar para se alcançar o nível dos ensinamentos que vêm do céu azul andino. Muitas pedras estão nos caminhos e nas trilhas e muitos passam ansiosos desejando o melhor ângulo para tirar uma fotografia fazendo pose ou rindo... Passa o encanto. Nesses momentos um campesino caminha devagar por que sabe que aquelas pedras contam uma história milenar escondida nas dobras do tempo.

Desse modo, um viajante distraído não absorve a cosmovisão andina. Penetrar nesse universo atemporal é se confrontar com os 3 mundo energéticos:

Mundo das Sombras. Um Portal guardado pela Serpente.
É um espaço energético úmido com inúmeras armadilhas emocionais e energéticas. Ali residem todas as emoções não qualificadas, tais como: o medo, a insegurança, o orgulho, a inveja dentre tantas outras. Entrar em contato com o Mundo da Serpente é confrontar-se com o oculto, aquilo que jogamos para debaixo do tapete e escondemos de nós mesmos. É a armadilha do ego infantil que não deseja crescer e transformar-se num ser humano mais equilibrado, mais centrado, mais feliz e mais inteiro na sua própria existência de ser aquilo que é; fundamentado e espelhado na Divina Essência.

Mundo da Realidade. Um Portal guardado pelo Puma.
 
 Grande caçador das montanhas, olhar atento, faro felino, estratégia de combate eficaz na busca da presa certa. É como na vida. Necessitamos lutar e fazer um bom combate, obter a vitória, e saborear a conquista com prazer e silêncio. O mundo do Puma é o mundo das lutas. Um guerreiro iluminado. Ele sabe onde buscar o alimento e o esconderijo.

Assim também nós seres humanos devemos saber das nossas nutrições internas, do sentido das nossas buscas, daquilo que nos faz  sonhar e realizar. O Puma é a realização. O Poder do agir. O Poder do foco. Quando farejar o perigo ou a presença do inimigo buscar recuo, afastar-se, evitar o confronto; não vale a pena determinadas lutas. O bom combate, sim; sempre vale a pena.

Mundo Espiritual. Um Portal guardado pelo Condor
 
O grande e soberano senhor das alturas. Entrar no espaço cósmico do Condor é ter uma relação energética com os Apus ( seres das montanhas) que abrem as conexões com o mundo invisível.

Assim, quando se contempla o voo do Condor deve-se fazer uma leve reverência com a cabeça, um sinal tão sutil que só é sentido e presenciado quando outros olhares estão também na mesma ciranda encantada. O Condor é a amplidão espiritual. A vastidão universal. Entrar e contato com o energético do Condor é abrir-se para os ensinamentos que brotam da Sabedoria Ancestral.

Toda vez que a TRILOGIA ANDINA abrir-se para qualquer ser humano é bom fazer uma oferenda para a Pachamama. Dizer do seu coração, da sua alegria em servir e viver na luz, amparados por seu manto ornamentado com a Natureza viva de cores, cristais, plantas, animais águas nascentes, oceanos, montanhas,pedras,sons,silêncios,devoção, e tudo aquilo que faz do viver uma oração.

Esse mistério é algo que não se ensina com papel e lápis, é fruto da tradição oral: Presença, Força, Exemplo vivo...Devoção.

Ser Inka é possuir essa tatuagem na alma e no coração.

Um Totem!
Marilene Pitta .Peru. Momento Mágico de contato com os Apus. Gracias.
 Nesse dia recebi muitos Ensinamentos. E devo o meu respeito, honra e alegria por viver esse instante, agora de vocês, também. Foto testemunha.
 

2 comentários: